Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para autores(as)

 

A Revista de Filosofia Cacto - Ciência, Arte em Comunicação Transdisciplinar (Online) é uma publicação online de periodicidade de fluxo contínuo editada pelo Núcleo de Cultura e Arte do IF Sertão PE – Campus Petrolina Zona Rural. Serão publicados artigos, traduções, ensaios, entrevistas, notas de pesquisa ou relatos de experiência escritos em português, inglês, francês, espanhol, alemão ou italiano. Todos os manuscritos apresentados devem ser trabalhos originais e inéditos, nas áreas das Ciências Humanas, Sociais, Artes, Linguagens e Comunicação Social com outras áreas afins, e devem demonstrar profundo conhecimento das pesquisas atuais na área em que se propõem.

 

Artigos e ensaios

Os artigos a serem aceitos deverão seguir a seguinte estrutura:

  1. a) Todos os textos enviados a esta revista devem ser originais, inéditos e redigidos em português, inglês, francês, espanhol ou italiano;
  2. b) Os originais deverão obedecer ao limite mínimo de 6 mil caracteres e máximo de 24 mil, com a fonte Times New Roman tamanho 12, margens esquerda e superior com 3cm e direita e inferior com 2cm, em formato A4 (210x297mm), espaço entrelinhas de 1,5 para o texto; fonte tamanho 11 para os resumos; e fonte 10 para as citações de mais de três linhas, títulos e legendas das ilustrações e notas de rodapé. Utilizar espaço entrelinhas simples para resumos, citações longas e notas de rodapé. Os textos devem ser compostos em Word para sistema Windows.
  3. c) Para garantir o processo de avaliação cega por pares os artigos devem ter uma folha de rosto constando apenas informações referentes ao título, nome do(s) autor(es), formação e filiação institucional do(s) autor(es) por de forma abreviada, bem como seu(s) endereço(s) de e-mails;
  4. d) Na primeira página do texto deve conter o título na língua original em letra maiúscula, o título traduzido para uma das línguas estrangeiras aceitas pela revista (ou português, se essa não for a língua original), ambos em negrito e centralizado. Se houver subtítulo deve vir em minúscula;
  5. e) O texto deve ser acompanhado de resumo na língua original e traduzido para duas outras línguas (inglês, francês ou português, se essa não for a língua original), com no mínimo 100 e no máximo 250 palavras, em espaço simples e uma relação de 3 ou 4 palavras-chave separadas por ponto e vírgula que identifiquem o conteúdo do texto;
  6. f) A estrutura do texto deve ser dividida em seções, subseções (se houver) e não numeradas. É essencial conter introdução, desenvolvimento e conclusão ou considerações finais;
  7. g) As citações textuais diretas de até três linhas deverão aparecer no decorrer do texto, na mesma fonte do texto (sem itálicos, exceto quando houver palavra em itálico no texto original) e entre aspas duplas;
  8. h) As citações que ocuparem mais de três linhas deverão ser digitadas separadas do texto principal, com recuo de 4 cm da margem esquerda, sem aspas duplas, nem itálicos (exceto quando houver palavra em itálico no texto original), em espaço simples e em fonte tamanho 10. Em ambos os casos devem ser indicadas as referências das citações (Sobrenome, ano, página);
  9. i) As notas de rodapé não deverão ser usadas para referências. Esse recurso pode ser utilizado, quando necessário, para notas explicativas;
  10. j) As citações e referências seguirão as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), as quais são exemplificadas ao final dessas diretrizes;
  11. l) As ilustrações (figuras, tabelas, desenhos, gráficos, fotografias etc.) devem ser enviadas no corpo do texto (formatos JPG, TIF ou GIF), coloridas ou em preto e branco. As dimensões máximas, incluindo legenda e título, são as do formato A4 e devem seguir as normas da ABNT para citação.
  12. m) Recomenda-se realizar a revisão dos textos e dos resumos com profissionais especializados.

 

Notas de pesquisa e relatos de experiências

As notas de pesquisa e relatos de experiências deverão seguir a seguinte estrutura:

  1. a) As notas de pesquisa compreendem a relatórios finais de pesquisas, de grupos de estudo, de monografias, dissertações ou teses. Já os relatos de experiências versam sobre práticas pedagógicas, experiências de viagens e de trabalhos de campo. Compete informar que em ambos os casos os textos precisam estabelecer uma interface com discussões filosóficas;
  2. b) Os textos devem conter até 8 mil caracteres, espaço entrelinhas 1,5, fonte Times New Roman, tamanho 12, e mesma formatação de página do artigo;
  3. c) O cabeçalho deve conter o título, a autoria, vínculo institucional, endereços eletrônicos e resumo seguindo as mesmas normas dos artigos. O título e o resumo devem ser apresentados na língua original e traduzidos para o inglês e francês (ou português, se essa não for a língua original);
  4. d) As citações e referências seguirão as normas da ABNT, as quais são exemplificadas ao final dessas diretrizes.

 

Traduções

  1. a) A tradução deve ter a autorização do autor por escrito ou da pessoa responsável pelos direitos autorais da mesma, ou o direito autoral prescrito caso o texto tenha mais de 60 anos de publicação;
  2. b) O texto da tradução deve seguir as normas gerais do artigo;
  3. c) O cabeçalho deve conter, na primeira linha, a indicação “Tradução”. Na segunda linha devem constar as referências completas da obra, artigo, fragmento, de acordo com as normas da ABNT. Na terceira linha, o nome do autor, e, na quarta, as informações referentes à instituição a que pertence, bem como o seu endereço eletrônico.

 

Entrevistas

  1. a) A entrevista deve ter a autorização do(a) entrevistado(a) por escrito ou da pessoa responsável pelos direitos autorais do(a) entrevistado(a) a ser encaminhado como documento suplementar.
  2. b) O texto da entrevista deve seguir as normas gerais do artigo;
  3. c) O cabeçalho deve conter, na primeira linha, a indicação “Entrevista”. Na segunda linha devem constar as referências da entrevista, nome, local, data de acordo com as normas da ABNT. Na terceira linha, o nome do entrevistador(a), e, na quarta, as informações referentes à instituição a que pertence, bem como o seu endereço eletrônico.

 

Processo Editorial de Avaliação

O processo de avaliação leva em conta as seguintes etapas:

(1) Os trabalhos serão recebidos, encaminhados ao editor-chefe que se responsabilizará por checar se há plágio no trabalho, tirar os elementos identificativos dos trabalhos e encaminhar para os avaliadores.

(3) Na avaliação por pares às cegas haverá uma revisão dos aspectos científicos com sugestão de melhorias e revisões por meio de comentários.

(4) Uma vez que o processo anterior é encerrado e o texto é aprovado, o(s) autor (es) é informado do resultado que pode ser:  Aceito, Aceito com modificações, Submeter à Outra Revista ou Rejeitado.

(5) Os requisitos da publicação seguem as licenças de Creative Commons, ou seja, o trabalho será de acesso gratuito e podendo ser utilizado por terceiros desde que devidamente citado.

Não são cobradas taxas de publicação: todo o trabalho da revista é voluntário e mantido pelo IFSertãoPE e demais colaboradores, permitindo que seja baixado, impresso, lido e citados sem nenhum custo.

 

Diretrizes dos avaliadores e editores

A revista segue os seguintes parâmetros de boas práticas avaliativas.

  • Não deve haver conflito de interesses nem favorecimento por parte dos avaliadores e os trabalhos enviados.
  • As datas estabelecidas para o retorno de parecer por parte dos avaliadores são explicitamente importantes para o desenvolvimento do processo editorial, os avaliadores devem cumprir a data de devolução como compromisso ético e responsável de sua função.
  • A política editorial e as diretrizes dos avaliadores do periódico devem ser cumpridas e concordadas no ato de aceitação de avaliação.
  • O avaliador tem como compromisso tentar identificar e indicar correções nos textos a fim de que o autor possa atingir a excelência científica.
  • Sempre que cientificamente pertinente, deve-se sugerir aos autores referências relevantes para o manuscrito e/ou sua reformulação.
  • É de responsabilidade do Editor-Chefe unificar as versões dos avaliadores em uma versão única que facilite o trabalho por parte do autor.
  • É de responsabilidade do Editor-Chefe comparar e avaliar o artigo original com o artigo refeito após as correções dos avaliadores.
  • Somente os textos aprovados pelos dois avaliadores designados primeiramente serão publicados;
  • Caso o manuscrito contenha mais de 50% de conteúdo problemático por parte de um avaliador, será solicitado um terceiro avaliador de modo a vencer o voto de dois dos três avaliadores para a recomendação da rejeição ou submissão à outra revista.
  • Caso entre esses três avaliadores, dois apontem a possibilidade de aprovação, o artigo deverá ser encaminhado com as correções para outra revista.

 

ORCID:

É facultativo informar o código ORCID. Se necessário, registre-se em:  https://orcid.org/signin

 

 

Instruções Gerais

 

  1. a)  Os originais serão apreciados pela Equipe Editorial, que poderá aceitar, recusar ou reapresentar o original ao(s) autor(es) com sugestões de alterações editoriais. Os artigos serão enviados aos pareceristas, cujos nomes permanecerão em sigilo, omitindo-se também o(s) nome(s) do(s) autor(es). O corpo editorial da revista decide pela publicação ou não dos textos submetidos, levando em conta sua originalidade, significância e mérito científico. Artigos de autores convidados são avaliados pelo corpo editorial.

 

  1. b)  A Revista de Filosofia Cacto - Ciência, Arte em Comunicação em Transdisciplinar (Online) disponibilizará os artigos, notas de pesquisa, relatos de experiências, traduções e entrevistas publicados para consulta e reprodução em seu site, com a devida indicação da obrigatoriedade de citação da fonte. Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância da Equipe Editorial;
  2. c)  Os trabalhos deverão ser postados diretamente no site da Revista.

 

Exemplificação para citações e referências segundo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT):

 

De acordo com a norma vigente da ABNT, NBR 10520 – Citações em documentos, as referências deverão ter chamadas no texto pelo(s) sobrenome(s) do(s) autor(es), em maiúsculas, data e página, quando dentro do parênteses, por exemplo, (Silva, 1995, p. 43) e em inicial maiúsculas quando inseridas na frase, exemplo: Segundo Silva (1995, p. 43).

Se um mesmo autor citado tiver mais de uma publicação no mesmo ano, identificar cada uma delas pelo acréscimo de letras minúsculas, em ordem alfabética, após a data e sem espacejamento. Exemplo: (Silva, 1995a, p. 35).

Solicita-se evitar ao máximo notas de rodapé.

As Referências (somente aquelas citadas no texto) completas deverão constar ao final do texto, alinhadas totalmente à esquerda, em ordem alfabética, e elaboradas de acordo com a norma vigente da ABNT, NBR 6023 – Referências.

 

Modelos de referências

 

Recomenda-se cuidado redobrado com pontuação da referência. A referência deve dispor dos dados da publicação de modo completo. Devem ser listadas ao final do texto somente as referências efetivamente citadas.

 

Livro

 

Sobrenome, Prenome e outros sobrenomes. Título do Livro. Local de publicação: Editora, ano da publicação.

 

Capítulo de livro

 

Sobrenome, Prenome e outros sobrenomes (do autor do capítulo). Título do capítulo. In: SOBRENOME, Prenome e outros sobrenomes (Ed., Org., Comp.) Título do livro. Local de publicação: Editora, ano de publicação. Capítulo ou página inicial-página final do capítulo.

 

Artigo

Sobrenome, Prenome e outros sobrenomes. Título do artigo. Nome da Revista, Local de publicação, v. ?, n. ?, p. página inicial-página final, ano da publicação.

 

No caso de artigos ou matérias em jornais, deve-se obedecer à seguinte ordem:

 

Autor. Título (do artigo). Título (do jornal), Local, data (dia, mês e ano). Descrição física (caderno, seção, suplemento ou parte do jornal, e a paginação correspondente).

 

Tese/Dissertação

 

Sobrenome, Prenome e outros sobrenomes. Título da tese/dissertação. Data de publicação. Nr. de f. Tese/Dissertação (Doutorado/Mestrado em ...) - Instituto, Universidade, local da defesa, data de defesa.

 

Evento/Congressos

 

Sobrenome, Prenome e outros sobrenomes. Título do trabalho. In: Nome do evento em itálico, 5., Cidade, data. Título Anais... Local de publicação: Editora, data. página inicial-final do trabalho.

 

Artigos Transdisciplinares (Fluxo Contínuo)

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.